Patrícia Correia Santos

Patrícia Correia Santos

Olá! Eu sou a Patrícia Correia Santos, tenho mais de 4 décadas de vida, e vivo em Vila Nova de Gaia, perto do Porto.

Sou psicóloga na área do trauma psicológico e sou completamente apaixonada por esta área! Iniciei o meu percurso académico em 2008, quando já tinha 30 anos, e uma das primeiras coisas que ouvi foi que “ninguém faz vida na área da psicologia a começar depois dos 30 (anos)”.

Long story short, fiz a licenciatura e fiz mestrado na área da Psicologia Clínica, tudo como uma universitária “normal”, só que com mais alguns anos em cima!

Fui bolseira na área da violência doméstica (olha a área do trauma a surgir…) e candidatei-me por 3 vezes (3 anos) às bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para fazer o meu doutoramento.

Durante estes 3 anos fui desempregada e depois empregada numa livraria que conciliei com a docência universitária.

O convite para a docência surgiu, por parte de uma professora, depois de ter perdido o meu filho! Entre esta perda dolorosa e traumática e o meu “renascimento” os desafios foram muitos!

Mas… a vida não tira apenas, também dá!

Ao longo de um semestre, e exatamente 1 ano após a minha perda, abracei a oportunidade da docência como um desafio de auto-superação. Dois anos depois consegui o financiamento para fazer doutoramento na área que tanto me apaixona!

Desafiei-me, auto superei-me, e 4 anos depois consegui uma bolsa Fulbright para estudar nos USA, com o TOP dos TOP na área!! 💪

Estudar a área do trauma psicológico fez-me perceber que todos temos “uma história de vida” e que aceitá-la e integrá-la, é um processo e uma escolha, se estivermos conscientes disso. Aprendi também que a maior parte de nós lida “apenas” com a sua “história”; mas algumas pessoas (alguns profissionais) têm de lidar com as suas “histórias” e com as “histórias” de outras pessoas. E essas histórias… influenciam a sua própria história (vida).

Por isso estou aqui… Lancei-me num novo desafio, e conjuntamente com a minha amiga Bárbara, estamos a iniciar a LifeStories, para trabalhar com, e apoiar, Profissionais de Primeira Linha que diariamente lidam com histórias de vida com experiências traumáticas: Agentes de Autoridade – e as suas famílias.

Sempre que penso nos desafios que a vida me apresenta lembro-me de um slogan espetacular: “Impossible is nothing”!

Isso foi o que o meu filho me ensinou! Isso é o que pretendo partilhar com estes profissionais de excelência!